ONU declara oficialmente o dia 30 de setembro como Dia da Tradução

2 Junho 2017

A Assembleia Geral das Nações Unidas confirmou a aprovação de um projeto de resolução para a declaração do dia 30 de setembro como Dia Internacional da Tradução. Um projeto aprovado em 24 de maio afirmou o papel crucial da tradução profissional no trabalho da ONU e na promoção da diversidade linguística e da harmonia social.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Bielorrússia foi o principal promotor da iniciativa do Dia Internacional da Tradução com total apoio de outros 27 países que agiram como copromotores. Andrei Dapkiunas, Representante Permanente da Bielorrússia nas Nações Unidas, afirmou na sua apresentação de abertura que a resolução ia «muito além do simples respeito pela tão bem conhecida profissão». O representante da Bielorrússia afirmou ainda «Esta resolução tem que ver com o papel subvalorizado da língua na vida da nossa sociedade humana. Acreditamos que esta matéria merece um debate mais aprofundado, possivelmente proteção jurídica dos tradutores que trabalham em zonas de conflito e em situações de riscos mais elevados.»

A AMPLEXOR é a 9.ª maior prestadora de serviços linguísticos no mundo e líder global na prestação de soluções de conformidade, experiência digital e conteúdos. Encaramos a iniciativa do Dia Internacional do Tradutor como confirmação da nossa crença de que o mundo está cada vez mais ligado e de que toda a informação dirigida a públicos globais deve ser personalizada e prestada na sua língua de preferência.

Acreditamos que a definição de uma estratégia de tradução e localização é relevante não só para empresas multinacionais, mas também para qualquer negócio que aspire a vender os seus produtos e serviços em diferentes contextos culturais e linguísticos. Apoiados por tecnologia inovadora e mais de 30 anos de especialização, temos ajudado clientes de todo o mundo a compreender os desafios que enfrentam na era da globalização, a definir um roteiro claro para a sua estratégia de localização e a implementar a tecnologia certa para concretizar os seus objetivos no mercado global.

Deixe que o ajudemos a resolver os desafios que a sua empresa enfrenta na globalização

Contacte já os nossos peritos!