Automatização para alcançar uma maior eficiência no processamento editorial e em publicações

21 Outubro 2014

A Direção da Informação Legal e Administrativa francesa (Direction de l´Information Légale et administrative, DILA) produz e publica diariamente o Diário Oficial francês (JOLD). A DILA resulta da fusão da anterior Documentação Nacional francesa com o Gabinete dos Diários Oficiais. Disponibiliza acesso instantâneo à legislação e informação sobre concursos públicos, associações e respetivos procedimentos de registo em linha, etc.

Tornou-se a principal plataforma de comunicação para agências governamentais, organizações públicas e empresas; é utilizada por cerca de 40 000 instituições e organizações diferentes para publicarem as suas informações. A DILA escolheu a euroscript há menos de três anos para otimizar adicionalmente o processamento de propostas editoriais e publicações conexas. O desafio consistia em disponibilizar um sistema moderno que iria substituir os vários sistemas diferentes utilizados, apoiar a produção diária do Diário Oficial e outras publicações, sendo totalmente configurável. O sistema integrado pode reconhecer o tipo de documentação e tem capacidade para converter diversos documentos diferentes apresentados em documentos XML, com base em sistemas específicos adaptados para a DILA. Esta função reduz o tempo de processamento e garante um processamento editorial de elevada qualidade. Além disso, a atribuição e monitorização de tarefas tornou-se mais fácil, aumentando desta forma a eficiência.

A equipa de projeto era composta por profissionais da DILA e da euroscript e a excelente coordenação por parte das duas principais equipas de direção garantiu o sucesso deste projeto. Philippe Cosnard - subdiretor público e de produtos na DILA e presidente do conselho de administração do projeto STILA - concluiu a última reunião operacional que envolveu a euroscript referindo que «a euroscript pode realçar o sucesso da concretização de um projeto complexo dentro do prazo e de ter correspondido às elevadas expetativas da DILA em termos de resultados